domingo, 17 de maio de 2009

Laranja Mecânica!!

A história escreve-se de dias assim,

De dias paradoxais...

De dias em que tudo corre bem e acaba mal... De dias em que estamos calmos e nos enervamos... De dias em que buscamos convivio e encontramos picardias...

De coisas ambiguas que os futebol proporciona, de paradoxos futebolisticos, dos centros bananas às demarcações do vazio, dos temperamentos mais emotivos e explosivos, de querer ganhar, de saber perder...

Dos dois angulos dum jogo...

Pois foi isso que aconteceu, numa tarde de Domingo que convidava à prática do desporto-rei.

O Dínamo Tertulianense teve pela frente a equipa que se encontrava a discutir a liderança da LB. Os Minis FC apresentavam-se com as credenciais publicamente conhecidas e mostravam que se encontram dispostos a discutir o lugar primeiro.

O DT apresentou-se com os elementos do costume (mais um, menos outros, o mesmo espirito de tertulia) confiantes que o destino poderia proporcionar coisas boas. Entrando bem no jogo, assente em trocas de bola entre os seus elementos, apesar de não criar grandes ocasiões mostrava uma aprumo defensivo a todos os títulos notável.

Após os primeiros minutos o jogo tornou-se mais seguro e as tropas laranjas começaram a acercar-se da area adversária com mais frequência e maior perigo. Quando o cansaço começou a fazer-se sentir, do banco foi injectada a força sufiente para a equipa manter o ritmo. Se é certo que os Minis FC punham a defesa laranja em alerta laranja, certa é também que o dominio se começava a desenhar certamente seria efectivado em golos.

E o destino sorri ao Tertulianense quando o 10 marca o primeiro golo!

Este foi o tónico da tranquilidade (à Paulo Bento) que inspirou a máquina laranja para um dos melhores períodos de produção futebolistica já alcançados. O bola continuo a conhecer o couro das botas de todos os intervenientes laranjas sem se perder a objectividade, ou melhor dizendo, a procura pelo golo que dilataria a vantagem e colocaria esta laranja mecânica com condições animicas para explanar toda (a pouca que tem) capacidade enquanto equipa no terreno de jogo.

Ao intervalo o 2-0 faziam antever uma segunda parte promissora...

Todavia, aquilo que é suposto ser uma liga amadora, mostra-se altamente competitiva!

Os Minis FC não baixando o braços "arregaçam as mangas" e reorganizam estratégias. Vieram determinados e, conhecedores do valor do adversário, o alerta laranja mantinha-se!

Acontece que, por factores ainda por apurar, vários jogadores do tertulianse tiveram pequenas "picardias" ou desentendimentos acerca das leis básicas do jogo com um dos elementos do mais pequeno vasinhame da cerveja (e por isso tão amada por alguns). Calma pedia-se no que diz respeito às entradas (afinal entradas rijas de pitons são de evitar senão ainda alguém se aleijava) a perplexidade dos elementos da laranja mecânica estava à vista, foram várias as vozes que se levantaram pelo fervor como o elemento dos Minis mais competitivo disputava as bolas, como via cada lance eventualmente faltoso (num ou noutro caso ainda que nele não inteviesse) e como respondia a estas interpelações.

Num lance mais disputado (mais um) surge uma troca de palavras, todavia, lei da vantagem e o DT segue jogo, após mais uma troca de bola, esta é colocada na àrea onde o habitual 8 faz contar o marcador a favor da tertulia. 3-0 e muita tranquilidade.

A troca de palavras referida continuou... E o burburinho surgiu... Os ânimos exaltaram-se e os temperamentos moviam individuos mais afectados com o desenrolar dos acontecimentos... Dois dos elementos dos Minis FC abandonam o palco dos sonhos. 35m e dois dos adversários saiam e com eles o quorum da equipa.

Foram estas as duas faces dum domingo à tarde. Uma parte para lembrar, outra para relembrar sempre que se justifique para tentar evitar situações como a que hoje se viveu. Paradoxal e Kafkiana.

Assim, acabamos com a sensação de termos alcançado o objectivo embora exista um amargo de boca por atitudes incompreensiveis num campeonato/brincadeira de futebol 7 que dá pelo nome de Liga Bernardino, que impediram um resultado final a que correspondesse a totalidade do jogo (de preferência da forma leal como temos sido recebidos pelas demais equipas).

Salva-se que a valia do adversário fez revelar-se a LAANJA MECÂNICA!!

Espera-se que tenha vindo para ficar...

4 comentários:

Anónimo disse...

Como o jogo decorria, acho q terminaria com um 8-0 a nosso favor. Minis, uma equipa de valor mas com um cancro na equipa.

10

8 disse...

sem duvida ganhariamos o jogo por mais.... sem duvida fomos superiores... sem duvida que os bacalhaus estão bem é dentro de agua.... sem duvida que o bacalhau querálho!.... sem duvida, isto é a liga bernardino e não o campeonato do mundo como algum adversário pensará.... sem duvida digam o que disserem tertulianense é melhor que uma grade de cervejas.... e seremos mais fortes sempre porque a nossa força é o divertimento e a correria e não o levar o trofeu para casa no final, sem duvida!

13 disse...

Fica um registo de intenções:

- Tertulianense, como tem sido hábito, preocupa-se em jogar à bola, em se divertir e respeitar o adversário...
- Não queremos reservar uma parte do Domingo para perder tempo com maus feitios alheios...

JOGUEM SÓ BOLA!!

4 disse...

Lamento que um valoroso adversário saia prejudico pela impetuosidade (houve quem qualificasse a atitude com mau perder!) dum elemento.

O jogo corria bem e, podiamos marcar mais, como também poderiamos sofrer golos. Perdeu o desporto, o espéctulo, o convívio.

Perderam acima de tudo os Minis FC, pela falta de respeito que dois dos seus elementos mostraram da própria equipa com quem jogam.

Com isto quero dizer: São sete, saem 2, ficam 5... jogo acabado por... ausência de adversário! Bonito!