Clube da Pedra reforçado obriga líder a aplicar-se ao máximo
Provavelmente o jogo mais difícil na história do Dínamo Tertulianense! O Clube da Pedra apresentou-se ontem bastante reforçado e com uma motivação implacável… Ambicionam, por mérito próprio, um lugar no pódio da Liga e o jogo de ontem era fulcral. Tentaram, nada mais, nada menos, que travar o líder que não conhece o sabor da derrota há 17 jogos!
A equipa branca tinha a lição bem estudada e não tardaram a pôr mãos à obra… Explorar as alas, rematar sempre que possível e abafar o ponta de lança laranja pareciam ser as indicações do mister. Indicações que deram frutos com o avanço branco no marcador. Cedo se percebeu que os brancos vinha artilhados até aos dentes e não tinham ido à Encarnação, nem com receio do líder, nem para cumprir calendário. O Dínamo ainda consegue chegar ao empate logo de seguida, numa das poucas brechas que teve, por parte dos da Pedra. Foi sol de pouca dura…e, mais uma vez, os brancos adiantam-se no marcador, atingido uma vantagem de 2 golos. O líder passou momentos de sufoco encostado no seu meio campo, a tentar limpar o jogo. Veio o intervalo, e com ele os ajustes tácticos, as conversas de moralização e a renovada ambição. O Tertulianense mudou a táctica…qual “ou vai ou racha”…apostou em colocar mais homens na frente, desprotegendo um pouco a retaguarda, mas na esperança de, pelo menos, obter um ponto no jogo. Bem dito bem feito. Os brancos, talvez para guardar o resultado, talvez por falta de pulmão, talvez surpreendidos com a mudança laranja…encostaram ao meio campo…fazendo, volta e meia um contra ataque ousado. A vantagem de dois golos, por parte do Clube da Pedra manteve-se, foi-se mantendo, perigosamente até aos minutos finais…
Quem joga com o Dínamo deve saber que se tem que jogar até ao final…até ao último segundo! Talvez esta parte não tenha sido tão bem estudada pelo adversário…e saiu-lhe caro! O Tertulianense, com a mudança, conseguiu colocar o artilheiro mais apoiado. E um artilheiro como o nosso, apoiado, é praticamente um regimento de cavalaria! Mais 3 golos, ditaram a reviravolta no marcador, deixando o adversário de rastos animicamente. O artilheiro, com este “hattetra” dá volume ao número de golos e destaca-se na lista de melhores marcadores. (lista que não é oficial ainda, mas que esperemos que seja divulgada em breve pelos Bernardinos).
Os laranjas saem vencedores porque acreditaram sempre, porque não baixaram os braços, porque a concentração foi uma constante. Será justo? Talvez não, pelo que o Clube da Pedra fez…mas o futebol, assim como a vida, não é justo. E a vitória é de quem acredita mais! Vitória à tangente por 4 a 3 dá 3 pontos e lança Tertulianense para o 1º lugar, cada vez mais sólido. Só não se diz oficialmente que somos campeões porque a tabela classificativa anda desactualizada e as contas ainda não podem ser devidamente clarificadas!

Seja como for, e imbuídos no espírito de Tertúlia, seguiu-se a festa! Com o título praticamente garantido, a ordem era de festejos!! No improviso do momento, os elementos laranjas dirigiram-se ao Bar do complexo desportivo…e aí viram o passar do dia, o pôr do sol e a entrada da noite…

Foi apresentado o projecto “Tertulianense” a um jogador que se espera ver enquadrado nas cores laranjas. A SAD não pode avançar nomes nem números, mas aguarda serenamente o período de reflexão desse ambicionado jogador.
Actualizaram-se as músicas da claque Tertúlia Devils, repensaram-se tácticas, falou-se abertamente de qualidades e defeitos…e disparatou-se muito…numa relação proporcional ao avançar da hora e do volume de cevada… Toda a despesa foi suportada pelos cofres da SAD…literalmente até não puder mais! A caixa conta agora com 6 cêntimos. Positivo, como sempre foi, é certo, mas com menor margem de manobra…

Houve ainda tempo para uma saudável confraternização com os próximos adversários, os Cotas, que também ali estavam reunidos em Tertúlia. Da brincadeira e divertida provocação, surgiu ainda um agendamento de um “jogo” de copos em mesa corrida no mesmo estabelecimento…
O resto são registos fotográficos da festa, do convívio e do merecido sabor de dever cumprido.

Por fim, da parte de adeptos/simpatizantes anónimos, surgiram as mais recentes camisolas, saudando os campeões...um bem haja à iniciativa...e prometeremos não desiludi-los no futuro!